Folhas
O nome urtiga vem do latim urere (= arder) e é uma designação genética de varias plantas que apresentam um mecanismo de ação semelhante. A mais comum delas é a urtiga dióica. Nessas plantas existem diversas substancias principalmente a histamina, acetilcolina e acido fórmico que, quando entram em contato com a pele,provocam dilatação dos vasos sanguíneos e uma espécie de inflamação.
TREVO-DE-QUATRO
Um trevo de quatro folhas que apresenta quatro em vez dos normais três folíolos comuns na maioria das espécies do gênero trifólium a que pertencem os trevos. Com origem nas antigas tradições dos povos celta, acredita-se que encontrar um trevo de quatro folhas e um sinal de boa sorte, pelo que o trevo de quatro folhas e usado em iconografia diversa e como imagem na linguagem corrente. A procura de trevos de quatros folhas levou ao surgimento de cultivares e de técnicas de cultivo que aumentam a probabilidade dessa anomalia surgir.
COUVE
Couve é o nome vulgar, genérico, das diversas variedades cultivares da espécie brassica oleracea, família das Brassicaceae, a que também pertence o nabo e a mostarda. É uma planta muito utilizada como verdura na conzinha, para sopas (como a couve-galega para o caldo verde) e conservas (como o repolho para o chucrute), entre outros acompanhamentos, como a couve à mineira.
ALFACE
Alface (lactuca sativa) é uma planta hortense, é utilizada na alimentação humana desde cerca de 500 a.C.. Originaria do leste do mediterrâneo, são mundialmente cultivadas para o consumo em saladas, com inúmeras variedades de folhas, cores, formas, tamanhas e texturas. Para compra, devem-se dar preferências as de folhas limpas, de cor brilhante e sem marcas de picadas de insetos; para conservação, convém retirar as folhas machucadas e murchas e guardá-la na geladeira, embrulhada em saco plástico, onde se conserva por cinco a sete dias.
ALFAVACA
A alfavaca (ocimum basilicum) também chamada de manjericão ou manjericão de folha