Folhas verdes
O espinafre é uma verdura com uma alta carga nutritiva, pois traz em seu interior substâncias como Ferro, Cálcio, Fósforo e vitaminas A e B.
Este arbusto de natureza rasteira provém do centro e da região sudoeste da Ásia; suas folhas são perfeitamente consumíveis e revezam-se na planta; elas apresentam desde o formato oval até a forma triangular na base. Seu porte varia entre 2 a 30 cm de extensão e 1 a 15 cm de largura. Esta folhagem se concentra em maior tamanho na parte inferior e em menor comprimento no alto.
Ele atinge até 30 centímetros de altura e é preservado mesmo ao longo de períodos invernais, em países de clima temperado. Seu melhor período produtor se estende de julho a novembro e o vegetal atinge uma boa safra também em janeiro. No Brasil o espinafre designa popularmente a Tetragonia, similar à hortaliça autêntica, mas integrante de outra família de plantas.
O espinafre é rico em carotenóides, pigmentos das plantas responsáveis pela sua cor verde-escura. Entre esses carotenóides está o beta-caroteno, fonte de vitamina A da planta, e a luteína. Ambos ajudam a prevenir o câncer de pulmão e da próstata. Uma xícara de espinafre cru ou 1/2 xícara de espinafre cozido fornece o suplemento de um dia inteiro de vitamina A.
Uma xícara de espinafre fresco também fornece 190 mcg (microgramas) de folato, um nutriente especialmente importante para mulheres grávidas ou que estejam planejando engravidar, porque ajuda a prevenir defeitos neurológicos congênitos. A deficiência de folato pode causar também um tipo grave de anemia.
Rico em vitamina C, uma única xícara de espinafre fornece 90% da RDA (Ingestão Dietética Recomendada) dessa vitamina, assim como 500 mg de potássio e 10% das RDAs de vitaminas B6 e riboflavina.
Espinafre é uma boa fonte vegetariana de proteína, melhor do que a maioria dos vegetais. Apesar da ausência do aminoácido metionina nesta proteína ele pode ser obtido no arroz ou em outro grão consumido na mesma refeição.
No quesito