Folha
A folha é um órgão laminar, provido de clorofila e especializado na realização da fotossíntese. Assim sendo, a folha se torna o órgão responsável pelos processos vitais das plantas como fotossíntese, transpiração, estômatos e respiração
Funções da folha
As folhas realizam, principalmente, as funções de fotossíntese, transpiração e respiração.
Fotossíntese: Ao realizar a fotossíntese, o vegetal produz as substâncias orgânicas nutritivas de que necessita para se manter vivo, utilizando, para isso, a energia luminosa.
Transpiração: A transpiração é um mecanismo através do qual a planta perde água na forma de vapor, permitindo um controle de temperatura, pois, ao evaporar, a água retira calor da superfície da folha, refrescando-a.
Respiração: As plantas, como todos os outros seres vivos, necessitam de energia para crescer, repor as partes perdidas e realizar outras atividades.
Estômatos: Os estômatos são formados por células especiais que controlam a transpiração e as trocas gasosas da planta com o ambiente.
A maioria das folhas apresentam Limbo, Pecíolo e Bainha, sendo que algumas podem apresentar também Estípulas.
Pecíolo - é a haste que sustenta a folha e a liga ao caule; Limbo - é a parte achatada e dilatada da folha especializada para receber a luz do Sol e para realizar as trocas gasosas com o ambiente; Bainha - expansão achatada do pecíolo para aumentar a fixação; Estípulas - pequenos apêndices localizados na base do pecíolo que podem servir para aumentar a área fotossintetizante ou para transformar-se em espinhos.
Nervação: Entre os aspectos mais variáveis das plantas está a nervação, formada por