Folha Modelo Para Trabalhos
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus Pato Branco
Coordenação do Curso de Licenciatura em Letras
Português-Inglês
André Luiz Lunardelli Coiado1 Fichamento do livro: A personagem de ficção.
LITERATURA E PERSONAGEM
Conceito de literatura:
Em um campo cheio de letras, entre umas mais belas que as outras, o conceito de literatura é apresentado, podendo ter um carácter ficcional ou imaginário.
A estrutura da obra literária:
A única estrutura real é o papel impresso e seus sinais tipográficos o que não será analisado na obra assim, sendo as irreais as protagonistas que são: a dos fonemas e das configurações sonoras interiorizadas pelo ouvinte e a das unidades significativas de vários graus, sendo “objectualidades” nos apresentado.
A obra literária ficcional:
O problema ontológico: Todo texto, apresenta objectualidade que podem referir-se diretamente ou não a objetos ônticamente autônomos, sendo assim a oração produz o objeto.
Uma diferença entre o texto ficcional está no fato das orações projetarem contextos objetuais de seres, mundos, ou a objetos determinados que se desenvolvem em um fluxo contínuo através das orações.
O problema lógico: O adequatio orationis ad rem presente em obras científicas tem como objetivo representar os objetos presentes na realidade.
Nota-se um esforço para categorizar-se os contextos objetuais.
O autor faz um convite ao leitor para acompanha-lo em um mundo “faz de conta” para compreender o seu “verdadeiro ser aparente”.
O problema epistemológico (a personagem): No poema há o eu lírico que não deve ser confundido com o eu empírico do autor, pois o poema não é um auto retrato do autor. Advérbios de tempo e verbos são notados para que os pensamentos do próprio personagem sejam transmitidos.
A personagem nos vários gêneros literários e no espetáculo teatral e cinematográfico: A descrição na narração através das palavras, é um aspecto muito importante para que o leitor possa participar de