Folder Ok
Fundamentos da Língua Portuguesa
Professor:
Fabricio Dos Santos Oliveira
Acadêmicos:
Aldinéia Maria Braga de Miranda
Andreza de Souza Lira
Fernanda Raphaela da Silva Gomes
Gilvanete do Socorro C. Tavares
Iancka Santana Pereira
Odilenes Santana Ladislau
Thalita Silva Barbosa
Ramon Fernandes Camargo
Robson Amaral da Conceição
Zaqueu Pantoja de Moraes
Termos acessórios da oração
Os termos acessórios são necessários em apenas alguns contextos. As funções desses termos são qualificar um ser, exprimir alguma circunstância e determinar os substantivos. A seguir listaremos os termos acessórios:
Adjunto Adnominal: São palavras que acompanham o substantivo para caracterizá-lo, determiná-lo ou individualizá-lo. O adjunto adnominal pode ser representado por: adjetivos; artigos; numerais; pronomes adjetivos; locuções adjetivas.
Adjunto Adverbial: termo que altera o sentido do verbo, do adjetivo ou do advérbio; .A função do adjunto adverbial é modificar o sentido do verbo, adjetivo ou advérbio. Os tipos mais comuns são: lugar, tempo, causa, dúvida, modo, itensidade, afirmação, negação e instrumento.
Aposto: è uma palavra ou expressão que explica o que se relaciona com o tempo anterior, com a finalidade de esclarecer, explicar ou detalhar melhor esse termo.
Vocativo: O vocativo é usado numa situação de comunicação, quando o falante se dirige ao ouvinte, ou seja, quando quem fala, chama, nomeia ou invoca a pessoa com quem está falando, sendo assim um chamamento, uma invocação, um apelo.
Aposto e Vocativo
Analise as diferenças entre aposto e vocativo e aprenda como usar corretamente cada um deles. Veja também quais são os seis tipos de apostos.
Complemento Nominal
O complemento nominal é um termo que completa o sentido de substantivos, adjetivos e advérbios. Ele sempre é iniciado por uma preposição e representa o alvo de uma ação expressa pelo nome.
Anotações: