Folclore
Literatura: É a expressão do Belo, através das palavras.
Nem tudo que se escreve é literatura, pois, sendo esta uma Arte, exige do escrito uma atenção especial à forma, à interpretação que traz da realidade e o uso de conotações, ou seja, a palavras e seus significados figurados.
Por isso, a interpretação dessa Arte é variável, passível de várias interpretações, que vai depender da condição sociocultural e também faixa etária de quem a lê.
Podemos, então, dizer que a literatura proporciona uma nova versão da realidade. O escritor transmite seus sentimentos e idéias, expressa sua reflexão e leva o leitor a também refletir sobre a realidade que o cerca. O escritor escreve sobre seu tempo, sua sociedade, sua realidade, possibilitando ao leitor posicionar-se ou, até mesmo, mudar sua posição perante a realidade que vive.
Por fim, a Literatura é um instrumento de comunicação e de interação social, carregada de conhecimentos e aspectos culturais de uma sociedade.
Literatura Infantil:
Muito se discute sobre o que é Literatura Infantil, já que a Literatura é suficientemente capaz de definir-se, sem necessidade de qualificá-la como infantil, juvenil ou adulta.
Mas nosso intuito não é causar polêmica; mas, sim, procurar entender a Literatura voltada para o mundo da criança.
Literatura é Arte, e Arte é a expressão do Belo, através da palavra; assim Literatura Infantil é arte, é ludismo, é fantasia e questionamento.
Veja como alguns escritores e estudiosos referem-se à Literatura Infantil:
“Literatura Infantil é todo o acervo literário eleito pela criança" (Bárbara Vasconcelos Bahia) “Literatura Infantil são os livros que têm a capacidade de provocar a emoção, o prazer, o entretenimento, a fantasia, a identificação e o interesse da criançada."...A literatura, e em especial a infantil, tem uma tarefa fundamental a cumprir nesta sociedade em transformação: a de servir como