Folclore Ga Cho
Lendas Gaúchas
O que é folclore?
• Folclore é o conjunto das tradições, lendas e crenças de um povo cuja expressão se dá através da cultura, linguagem, artesanato, religiosidade, alimentação e vestuário de uma determinada região ou nação. • O Dia do Folclore foi instituído em 1965, quando o presidente da
República, Castello Branco, assinou o Decreto Federal n° 56.747, denominando o dia 22 de agosto como o Dia do Folclore Brasileiro.
• A criação da data que comemoram o folclore tinha como objetivo resgatar os personagens da mitologia brasileira.
O Negrinho do Pastoreio
• De acordo com a lenda, havia um menino negro escravo, que possuía a tarefa de cuidar do pasto e dos cavalos de um rico fazendeiro. Porém, em um dia, o menino voltou do trabalho e foi acusado pelo patrão de ter perdido um dos cavalos. O fazendeiro mandou açoitar o menino, que teve que voltar ao pasto para recuperar o cavalo. Após horas procurando, não conseguiu encontrar o tal cavalo. Ao retornar á fazenda foi novamente castigado pelo fazendeiro. Desta vez, o patrão, para aumentar o castigo.
Colocou o menino pelado dentro de um formigueiro. No dia seguinte, o patrão foi ver a situação do menino escravo e ficou surpreso. O garoto estava livre, sem nenhum ferimento e montado no cavalo baio que havia sumido.
Conta a lenda que foi um milagre realizado por Nossa
Senhora que salvou o menino. De acordo com a lenda, o menino foi transformado num anjo e, ainda hoje, fica cavalgando pelos campos.
Boitatá
• Numa lenda do sul do Brasil, a explicação para o surgimento da cobra de fogo está relacionada ao dilúvio. Após o dilúvio, muitos animais morreram e as cobras ficaram rindo felizes, pois havia alimento em abundância. Como castigo, a barriga delas começou a pegar fogo, iluminando todo o corpo.
• De acordo com a lenda, o fogo que sai da boca do boitatá é mágico, por isso ele não queima as árvores e plantas das florestas. Pelo mesmo motivo, ele também não se apaga quando a criatura