Foguetes
A história da exploração espacial pode ser classificada em três tempos distintos, tais como: descobertas iniciais, corrida pela exploração espacial e dos projetos pós-guerra fria.
As descobertas iniciais se deram logo após Segunda Guerra Mundial, onde os Estados Unidos da América Tornou-se a principal potência mundial, consequentemente a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas como sua rival. A contestação política, diplomática e militar entre ambos, conhecida historicamente como guerra fria, estimulou o alargamento científico e tecnológico de forma histórica. Ligeiramente, essa corrida expandiu-se para outros campos, até mesmo na exploração do espaço.
Na segunda metade do século xx, iniciou-se a história da humanidade no espaço. A União Soviética desbravou o “novo mundo”, lançando seu primeiro satélite artificial (sputunik1) em 1957. Um mês após o lançamento do sputunik1 a união soviética lança outro satélite (sputiunik-2), levando a bordo o primeiro ser vivo, a cadela conhecida como Laika. Não querendo ficar atrás do seu grande rival, os Estados Unidos criou uma agência responsável por pesquisa, desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial (NASA), que lançou em 1958 seu primeiro satélite artificial (o Explore 1). Os dois países finalmente se igualavam em projeto de exploração espacial. Não muito contente com essa igualdade, a União sovietica enviou ao espaço o primeiro homem, conhecido como Yuri Gagarin, a bordo da nave Vostok I no ano de 1961. Entretanto, oito anos depois, os Estados Unidos conquistou “a lua” com o atronauta Neil Armatrong a bordo da Apollo11. Posterior a todos esses fatos, a exploração espacial passa somente ser pesquisa científica e tecnologica. O período pós-guerra fria é caractericado pela desacelaração de investimentos em projetos espacias. Os projetos que se sobressaem após este período são: o lançamento da nave Galileu, em 1989, que explorou o sistema solar percorrendo a órbita da Terra, da