Fogo
Técnico em Química - 1º Ano
Legislação e Normas
Lucas Fernando dos Santos da Paz
Combate e Controle a Incêndios
Umuarama – PR
Maio/2013
Combate e Controle a Incêndios
Fogo: Quando tudo começou
Os primeiros contatos do homem com o fogo ocorreram através de manifestos naturais como os raios, que provocavam grandes incêndios florestais. Na sua evolução, o homem primitivo passou a utilizar o fogo como parte integrante da sua vida, á principio colhido dos eventos naturais, e mais tarde, obtido através da fricção de pedras. Utilizado para afugentar os animais selvagens, na iluminação e aquecimento das cavernas e no preparo de seus alimentos.
Hoje sabemos que sem o conhecimento e controle sobre o fogo, o mundo de confortos e tecnologias como nós o vemos, não seria possível.
Triângulo do Fogo: combustão
Só há fogo quando há combustão, pois a combustão nada mais é do que uma reação química, geralmente uma oxigenação acelerada de qualquer material, propiciada por três condições: combustível, comburente e fonte de calor. O Triângulo do Fogo é uma forma didática, criada para melhor ilustrar a reação química da combustão onde cada lado do triângulo representa um elemento participante desta reação.
Triângulo do Fogo | Condições: |
* Combustível: fornece energia para a queima. É toda e qualquer substância suscetível a entrar em combustão (madeira, papel, pano, estopa, tinta, alguns metais, etc.). * Comburente: é a substância que reage quimicamente com o combustível. É todo elemento que, associando-se quimicamente ao combustível, é capaz de fazê-lo entrar em combustão (o oxigênio é o principal comburente). * Temperatura de Ignição (Calor): é necessário para iniciar a reação entre combustível e comburente.
Além do triângulo de fogo, temos também o tetraedro de fogo que, além de incluir combustível, comburente e calor, também considera a reação em