Fogo que não queima
Nome:
Nº
Trabalho de Química
Curitiba 2013 Introdução
Neste trabalho fizemos uma experiência em relação à volatilidade das substancias. Iremos demonstrar com o álcool, água (H2O) e outros utensílios.
A volatilidade é quando os líquidos passem para o estado de vapor é necessário que aconteça ebulição ou evaporação.
Lembrando que a diferença entre ebulição e evaporação se da através de passar do estado líquido para vapor. Quando é ebulição isso ocorre sob aquecimento a uma temperatura igual à temperatura de ebulição do líquido. Já a evaporação ocorre com temperaturas inferiores a temperatura de ebulição do líquido. Os líquidos que evaporam com facilidade são voláteis.
Essa evaporação só depende do tipo de forças intermoleculares, das massas molecular da substância e da superfície de contato entre o corpo líquido e a atmosfera.
A volatilidade será menor quando o líquido possui maior intensidade da interação intermolecular. O mais volátil será aquele que tiver menor massa molecular, ou seja, o que evapora mais rápido.
Fogo que não queima
Materiais utilizados
Álcool
Água
Pinça
Jornal
Seringa
Copo de preferência plástico
Fósforo ou isqueiro
Procedimento experimental Colocamos 8 ml de álcool no copo plástico e junto colocamos 6 ml de água (H2O) em seguida com a pinça molhamos um pequeno pedaço de jornal, tiramos o excesso logo em seguida colocamos fogo. Pode-se notar que o papel seca totalmente sem queimar nem um pedaço sequer.
Discussão Obtivemos sucesso somente depois de duas tentativas.
1º Tentativa: Colocamos mais água (H2O) do que álcool e o jornal acabou queimando.
2º Tentativa: Colocamos o mesmo tanto de água (H2O) e álcool e o jornal queimou novamente.
3º Tentativa: Colocamos 2 ml a mais de álcool do que de água (H2O) colocamos fogo no jornal e ele secou e não queimou.