Foco economico
O programa Qualidade Total é uma técnica de administração multidisciplinar composta por um conjunto de Programas, Ferramentas e Métodos, os quais são aplicados no controle do processo de produção das empresas,com o objetivo de obter bens e serviços com menor custo e melhor qualidade, com a intensão de atender as exigências e a satisfação dos clientes.
O Japão foi o primeiro país a adotar esses métodos, Seus primeiros movimentos surgiram e foram consolidados no Japão após o fim da II Guerra Mundial com os Círculos de Controle da Qualidade, sendo difundida nos países ocidentais a partir da década de 1970. O conceito de qualidade tem sido expresso de várias formas: ”Adequação ao objetivo ou ao uso”. – Juran ”A totalidade de formas e características do produto ou serviço que tem em sua atribuição satisfazer necessidades estabelecidas ou implícitas”. – ISO 8.402, 1986 – Terminologia
“O produto composto como um conjunto de características de serviços de marketing, engenharia, manufatura e manutenção, através dos quais o produto ou serviço irá ao encontro das expectativas do cliente”. – Feigenbaum.
Todas as sociedades humanas utilizam materiais naturais e artificiais, e energia para conseguir objetivos que podem ser definidos em duas categorias principais: produtos e serviços.
O pleno domínio e controle do processo de produção da empresa, a eficiência na utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros, e a eficácia no alcance dos objetivos, são os resultados esperados com a implantação da Qualidade Total, resultados que garantem a satisfação dos clientes e a perenidade da empresa, além de viabilizar a Governança Corporativa, ponto de convergência entre os interesses dos proprietários e as decisões dos gestores do negócio.
Qualidade Total… um novo modelo de gestão
O significado de qualidade tem mudado drasticamente nos últimos anos, principalmente incorporando elementos do cliente e a participação de toda organização incluindo