Fluxos materiais
Na atualidade, há uma relação de interdependência entre os fluxos materiais e imateriais. Se, por um lado, toda a infraestrutura dos setores de comunicação e informação compõe-se de uma base material, que compreende saté¬lites, fiações, cabos submarinos etc., por ou¬tro, o que por elas é disponibilizado resulta em fluxos imateriais e que são utilizados pelas mesmas empresas responsáveis por fabricar todas essas tecnologias. A rede bancária funciona interconectada e há uma infindável gama de transações financeiras realizadas por essas instituições. As bolsas de valores do mundo inteiro operam em conexão e influem na economia dos mais diferentes países. Também todo o setor do e-commerce (comércio via internet) só existe em função de ser disponibilizadoon-line. Esses são exem¬plos econômicos. Porém há uma variedade de transações que ocorrem por meio do fluxo imaterial que não podem ser consi¬deradas econômicas, mas sim, culturais. Este é o caso dos contatos por email, das relações que se estabelecem no Orkut ou Facebook, das transações de músicas em mp3, de filmes no YouTube etc.
Fluxos de ideias e informações
No mundo globalizado cada vez mais surge a necessidade de lidar com as informações. As informações são necessárias para desenvolver habilidades exigidas no mercado de trabalho, muito competitivo, que as exigem para manter a disputa econômica e tecnológica.
Pode-se considerar fluxos de ideias e informações a capacidade de trocar informações a nível mundial que envolvem as relações comerciais e influenciam na cultura dos povos.