Fluxos de Mercadorias
Atualmente na globalização, observasse um excelente crescimento do comercio internacional. Existiram fatores decisivos para isso ocorrer como a melhoria dos meios de transporte e comunicação, diminuição dos custos e fretes, rápido crescimento da população mundial e aumento da renda de muitas famílias. Essas mudanças resultaram na propagação de uma vida baseada no consumo, caracterizada por inúmeros tipos de produtos e a necessidade da liberação das regras comerciais, que servem para facilitar a exportação e importação de produtos entre países.
Há no comercio internacional desigualdades marcantes e os três principais polos da economia mundial (Europa ocidental, America do norte e parte da Asia) vem apresentando grande participação, enquanto os países subdesenvolvidos ou emergentes com reduzidos fluxos comerciais, isso acontece devido a maior produção e as barreiras comerciais que impedem a entrada de produtos mais baratos.
Transnacionais
São empresas com alto nível de organização e atuam fora do pais de origem também.
As transnacionais são responsáveis por uma nova forma de produção: A fabrica global: que produz os produtos e diminui os custos para as transnacionais e enviam esses produtos a ela.
Fabrica global e a nova divisão internacional
As transnacionais podem criar um determinado produto em um pais, um componente do produto em outro e fazer a montagem num terceiro mantendo o centro administrativo no de origem.
Eles contam com sofisticados sistemas de transporte e comunicação que encurtam o espaço mundial e permitem a chegada de seus produtos a diferentes pontos no mundo com preços mais competitivos.
As empresas tentam trazer um lazer aos seus funcionários e assim eles conseguem produzir muito mais, as relações de trabalho flexíveis é quando a carga horária é menos importante do que a qualidade e a produtividade do trabalho que ele é capaz de realizar.
O aumento do desemprego na economia global
Na