O FLUXO DE PESSOAS E MERCADORIAS NO MUNDO GLOBALIZADO
GLOBALIZADO
INTRODUÇÃO
Neste trabalho será tratado sobre o fluxo de pessoas e mercadorias no mundo globalizado, no mundo de hoje, ainda que haja muitas tecnologias e desenvolvimento em alguns lugares em outros faltam condições de vida e de trabalho, assim forçando pessoas saírem do país onde vivem e procurar países subdesenvolvidos para morarem. O que também força a busca por países subdesenvolvidos é a perseguição, problemas políticos, guerras, etc.
Assim como há fluxo de pessoas, há fluxo de mercadorias graças a evolução, e no decorrer deste trabalho veremos mais trabalhos sobre isto.
FLUXO DE PESSOAS NO MUNDO GLOBALIZADO
Os fluxos populacionais foram incrementados a partir do desenvolvimento do sistema de transporte (Rodoviário, hidroviário, ferroviário e aéreo) e das telecomunicações, que ofereceram maior mobilidade às pessoas em todo mundo.
Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), aproximadamente 175 milhões de pessoas vivem fora do país de origem. Os fluxos populacionais entre países são denominados de migrações internacionais, essas podem ocorrer por atração ou por repulsão, a primeira geralmente acontece quando as pessoas vivem em países nos quais não há boas condições de vida e de trabalho, são atraídas rumo a países desenvolvidos, como Estados Unidos, países da Europa desenvolvida e Japão, a segunda são migrações onde o indivíduo deixa seu país devido a problemas políticos, perseguições, guerras, entre outros.
A maioria das migrações internacionais ocorre pela busca de trabalho, as principais correntes migratórias emergem de Latino-Americanos, Africanos e
Asiáticos em direção aos EUA, Europa e Japão. Os trabalhadores migrantes enviam dinheiro para sua terra natal, algumas estimativas revelam que eles movimentam anualmente cerca de 58 bilhões de dólares, o Brasil, por exemplo, recebe anualmente cerca de 2,8 bilhões de dólares enviados por brasileiros que vivem