fluxograma de metalurgia primaria
Fluxograma parcial de uma usina integrada até o Alto Forno
alto forno: primeiro estágio na produção de aço a partir dos óxidos de ferro
primeiros altos fornos >>século 14 >> 1 tonelada de ferro gusa / dia atualmente: 13.000 toneladas por dia
alto forno: sistema destinado a produzir ferro gusa em estado líquido a uma temperatura em torno de 1500ºC, com a qualidade e em quantidade necessárias para o bom andamento dos processos produtivos subsequentes matérias primas básicas (carregadas pelo topo do forno): carga metálica ( sinter, pelotas, minério granulado ) combustível sólido ( coque ou carvão vegetal )
fundentes
reator mais complexo da metalurgia. centenas de reações
3 estados da matéria: sólidos, líquidos e gases grandes gradientes de temperatura, variando de mais de 2000 °C na zona em frente as ventaneiras, até cerca de 150 °C, na região superior onde os gases deixam o forno.
“casa de silos” (1) silos separados (2) equipados com balanças carro “skip” (3) ou correia transportadora tremonha de recebimento no topo do forno (4) cones (5), responsáveis pela selagem dos gases e pela distribuição circunferencial dos materiais na
“goela” do forno.
“uptakes” (6), o gás quente e sujo de pós deixa o forno e flui para cima
“downcommer” (7) válvulas “bleeders” (8) cuja função é permitir a liberação do gás e proteger o topo no caso de uma súbita elevação de pressão do gás coletor de pó (9)
“venturi” (10), onde são removidas as partículas mais finas na forma de lama. desumidificador (11) cuja função é reduzir o teor de umidade do gás. regeneradores (12) chaminé (13). o gusa e a escória são separados por diferença de densidade no canal principal (14) carros torpedos (15) potes de escória (16)
Esquema simplificado do alto forno, indicando os principais equipamentos ESQUEMA SIMPLIFICADO DO ALTO FORNO, INDICANDO OS
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS
Pátios
Sinterização
Coqueria