fluxo luminoso
A unidade de medida do fluxo luminoso é o lúmen (lm), representado pelo símbolo Ø. Exemplo: uma lâmpada incandescente de 100 Watts emite cerca de 1.600 lúmens de fluxo luminoso por segundo ao ambiente. O que significa Intensidade Luminosa? É definida como a concentração de luz em uma direção específica, radiada por segundo. Representada pelo símbolo I e a unidade de medida é a candela (cd). Onde utilizar as lâmpadas de luz amarelada e de luz branca? A luz branca proporciona um ambiente mais dinâmico ideal para áreas de trabalho, já a luz amarelada proporciona um ambiente mais aconchegante ideal para áreas de descanso. Quanto ao uso de uma ou outra lâmpada (mais branca ou mais amarela) ou a combinação entre elas, trata-se de uma questão de gosto particular, ou seja, dependerá do efeito, harmonização com as cores de mobília e paredes que cada um pretende para o seu ambiente. O que significa Eficiência Luminosa de uma Lâmpada? É calculada pela divisão entre o fluxo luminoso emitido em lúmens e a potência consumida pela lâmpada em Watts. A unidade de medida é o lúmen por Watt (lm/W). Uma lâmpada proporciona uma maior eficiência luminosa quando a energia consumida para gerar um determinado fluxo luminoso é menor do que da outra. Exemplo:
Uma Lâmpada incadescente de 60 Watts possui uma fluxo luminoso de 864 lúmens, logo, sua eficiência luminsosa será de 864/60 = 14,4 lm/W.
Uma Lâmpada fluorescente compacta de 15 Watts, possui um fluxo luminoso de 900 lúmens, logo sua eficiência luminosa será de 900/15 = 60 lm/W. Quais os requisitos para um projeto luminotécnico? Os requisitos da instalação de iluminação dependem principalmente do tipo de trabalho a ser executado no recinto em questão. O ponto de partida de cada projeto de iluminação será, portanto, sempre o próprio espaço, seus detalhes de construção, sua finalidade, o