Fluxo Laminar
O que é ?
As cabinas de fluxo laminar são unidades projetadas para criar áreas de trabalho estéreis para a manipulação, com segurança, de materiais biológicos ou estéreis que não possam sofrer contaminação do meio ambiente e podendo também garantir nos fluxos da classe II que o manipulado não contamine o operador e o meio ambiente.
Modelo
A capela de fluxo laminar vertical, exemplo de modelo de capela, apresenta fluxo de ar laminar vertical. Isso oferece proteção ao produto manipulado e garante a proteção do operador e do ambiente contra agentes biológicos de risco.
Esse modelo vem com motor de ½ cv com proteção térmica e regulagem eletrônica de velocidade para a perda de pressão (três velocidades) e possui base com rodízios giratórios com freio e assoalho liso para facilitar a limpeza.
É projetada para trabalhos classe 100 conforme ABNT NBR 13.700 e ISO CLASSE 5 conforme norma internacional ISO 14.644-1.
Utilizações dos fluxos laminares: - Farmácias, para preparação de nutrição parenteral; quimioterapia, etc. - Bancos de sangue, nos processos de lavagem de hemácias e fracionamento de sangue; - Laboratórios de Análises Clínicas; - Laboratórios de Microbiologia, na preparação dos meios de cultura; - Testes de esterilidade; - Pesquisas na área de virologia; - Ótica e mecânica de precisão; - Microeletrônica; - Biotecnologia; - Indústrias alimentícias; - Hospitais; - Amostragem e pesagem de matérias-primas na Indústria farmacêutica, química fina e cosméticos.
Princípio de funcionamento:
Na figura ao lado indica-se o princípio de funcionamento do Fluxo Laminar FLP-K.
O ar insuflado através do filtro absoluto cria um fluxo de ar laminar e limpo. Uma parte deste ar é exaurido para o ambiente passando através de um segundo filtro absoluto, evitando a dispersão de partículas.
Esta mesma quantidade de ar entra pela parte inferior do FLP-K e cria uma pressão negativa impedindo a saída de partículas da área de trabalho