Fluxo laminar
Os fluidos diferem dos sólidos pela característica das forças de coesão entre suas moléculas .A principal diferença pratica que se pode observar entre sólidos e fluidos é que , nos primeiros , ao aplicar-se uma força que se superfície e deformação tende ao infinito ao longo do tempo mesmo que uma força infinitesimal seja aplicada .
Ao longo dos anos os estudos sobre comportamento dos fluidos se expandiu consideravelmente. Essa rápida evolução se deu através de experiências capazes de identificar os diversos tipos de escoamento e compreender as forças que provocam cada um destes.
Embora existam poucos problemas de escoamento , o método se solução através de analise importante .
Confirme o estudo , observa-se que houve um avanço significativo na ultimas décadas. E nesse contexto , pode-se pensar em fazer um trabalho baseado no conhecimento cientifico e que se dispõe.
A experiência a seguir mostra os três tipos de velocidade considerando
Fluxo Laminar
A resistência ao fluir de um líquido pode ser caracterizada em termos da viscosidade do fluido se o fluxo é estacionário. No caso de uma placa movendo-se num líquido, é encontrado que existe uma camada ou lâmina que se move com a placa, e uma camada que é essencialmente estacionária se ela está próxima a uma placa estacionária.
[pic]
Existe um gradiente de velocidade quando você move da placa estacionária para a placa em movimento, e o líquido tende a mover em camadas com velocidades sucessivamente mais altas. Isto é chamado fluxo laminar, ou algumas vezes fluxo "streamlined". Resistência viscosa ao fluxo pode ser modelada para fluxos laminares, mas se a lâmina rompe-se numa turbulência , é muito difícil caracterizar o fluxo de fluido..
Viscosidade
A resistência do fluxo de um fluido e a resistência ao movimento de um objeto através dele são usualmente estabelecidas em termos da viscosidade do fluido. Experimentalmente, sob condições de fluxo