Fluxo de caixa
O Fluxo de Caixa (Cash flow) é considerado um dos principais instrumentos para análise do processo de circulação de dinheiro dentro de uma organização. Atualmente muitas destas transações não envolvem dinheiro em caixa propriamente dito, ou seja, os recebimentos e pagamentos também podem ser feitos através de cheques, bancos, transações on line ou depósitos.
Desta forma, a expressão fluxo de caixa envolve toda a movimentação (entradas e saídas) de uma empresa, independente da forma de pagamento ou recebimento do mesmo. Geralmente a análise deste fluxo de caixa é feito pelo administrador da própria empresa, que compara o fluxo de caixa previsto e o realizado, tem a função de examinar as origens e aplicações do dinheiro que transitou pela empresa e verificar se há necessidade de captação de recursos financeiros ou eventual sobra de numerário para investimento no mercado de capitais.
O escritório contábil iniciou suas atividades em 1977, na cidade de Campinas/SP, com o intuito de assessorar outras empresas na área contábil, fiscal e trabalhista, fornecendo suporte ao gerenciamento administrativo e orientando seus clientes sobre o mercado econômico.
Hoje, com seus 31 anos de mercado, possui uma carteira de aproximadamente 400 clientes de diversos seguimentos como: Comércio, Indústria e Prestadores de Serviços, gerando para a economia por meio das empresas em que atua lucratividade e emprego.
Para o desenvolvimento deste trabalho, o escritório mantém uma equipe de 22 funcionários capacitados, que compõe os seguintes departamentos: Recepção, Fiscal, Pessoal, Financeiro, Contábil e Externo.
Apesar de estar a tanto tempo no mercado e conter colabores capacitados, não foi ainda desenvolvido um fluxo de caixa adequado onde fosse possível a analise da forma correta de sua movimentação financeira.
Por este motivo, não consegue ter o controle exato das finanças, como por exemplo: medir se os gastos estão dentro da média ou estão extrapolando em algum