fluxo de caixa
Existem dois tipos de fluxos: - outflow, de saída, que representa as saídas de capital, subjacentes às despesas de investimento. - inflow, de entrada, que é o resultado do investimento. Valor que contrabalança com as saídas e traduz-se num aumento de vendas ou representa uma redução de custo de produção, etc.
Calcula o valor acumulado entre as receitas previstas e as despesas durante determinado período:
1. Escolher um período de tempo para o estudo
2. Reunir os valores totais das receitas obtidas para cada período, do total de períodos em estudo
3. Reunir o total de custos para o projecto, nos períodos correspondentes aos estudados no 2º passo
4. Efectuar a soma dos valores positivos do 2º passo com os valores negativos do 3º passo
5. Tomar a soma de acumulados dos valores obtidos no 4º passo
Período de estudo: período de tempo a que reporta o levantamento de todos os “outflows” e “inflows” relacionados com o projeto.
Afinal, o que é fluxo de caixa? O Fluxo de caixa é um instrumento de controle que informa ao empresário toda a movimentação de capital (entrada e saida) da empresa em um determinado período de tempo. Seu objetivo é organizar os gastos da empresa, criando uma base de dados que ajude o empresário a administrar com mais segurança os periodos em que vai precisar captar ou aplicar seu dinheiro.
Uma empresa que deixa de analisar todo os processos que envolvem a entrada e saída de seu dinheiro muitas vezes se deparam com a ilusão de ter muito lucro, mas quando fecha o caixa percebe que aconteceu algo de errado. Por exemplo: Se em um dia a previsão de vendas era de R$5 mil mas houve um lucro acima do esperado, atingindo R$ 8,5 mil, ótimo não é? Um grande motivo para comemorar com a equipe de vendas! E se no mesmo dia a previsão de