Fluxo de caixa
Resposta: Os índices são indicadores que demonstram a valorização de um determinado grupo de papeis.
2. O que significa o desvio - padrão da ação?
Resposta: É a medida de variabilidade das ações também denominada de volatilidade acionária. Mede o risco das ações quando o ǝ maior será a variação de seu preço.
3. Qual é a relação entre o risco e o retorno da ação?
Resposta: O risco não oferece ao investidor uma rentabilidade garantida, previamente conhecida.
O retorno acionário é medido em função da variação dos preços sendo que a variação demonstra a valorização ou a desvalorização. O retorno de uma ação é dado pela razão do preço corrente sobre o preço passado menos um.
4. O que significa a correlação positiva e a correlação negativa entre as ações? Resposta: Correlação positiva: as variáveis x e y crescem no mesmo sentido, isto é, se quando x cresce, y também cresce - Correlação negativa: as variáveis x e y crescem em sentido contrário, isto é, se x cresce, y decresce.
Obs.: a correlação positiva ou negativa entre duas variáveis apenas mostra que essas variáveis crescem no mesmo sentido, não indicando que uma variável influencia a outra.
5. Qual das correlações é considerada a mais indicada para formar uma carteira, a qual não possui intenção de especular?
Resposta:
6. O que é uma carteira de ações? E quando esta é eficiente?
Resposta: É um conjunto de ações que um individuo possui. É eficiente quando há maximização do retorno total da carteira em função do nível de seu risco.
7. Como é mensurado o: retorno esperado, o risco e o grau de relação entre as ações de uma carteira de ações?
Resposta: Retorno esperado de uma ação é igual a média dos retornos, Risco de uma carteira é calculado pelo desvio padrão e o grau de relação entre as ações é medido pela correlação de um ativo.
8. Quais são os passos necessários para realizar para calcular uma carteira eficiente?