Fluxo de caixa teoria
O fluxo de caixa, numa definição simples, nada mais é do que um demonstrativo onde é apresentado o movimento de entradas e de saídas de dinheiro de uma organização ao longo do tempo. Ou seja, fluxo diz respeito ao tempo e caixa diz respeito a movimentações de dinheiro.
De forma combinada, os fluxos de caixa operacionais, de investimento e de financiamento durante um dado período irão fazer com que o saldo de caixa e títulos negociáveis da empresa aumente, diminua, ou permaneça inalterado
A importância do orçamento de fluxo de caixa
O orçamento de fluxo de caixa, ou seja, a previsão de receitas e despesas da organização num determinado espaço de tempo futuro é a principal ferramenta que um gestor pode ter à mão para o planejamento financeiro da organização.
Com a previsão das entradas e saídas de dinheiro que ocorrerão no futuro, ou seja, com um bom orçamento de fluxo de caixa, o gestor financeiro pode tomar as medidas cabíveis de modo que não faltem recursos nos momentos em que a organização precisa deles e que os recursos excedentes não fiquem parados na conta corrente.
Quanto maior for o horizonte de tempo das previsões, mais tempo terá o gestor para tomar as medidas necessárias, no entanto, quanto mais próximo da data de efetivação das transações, mais reais os valores vão se tornando.
Quando dizemos que o gestor precisa estar atento para que não falte dinheiro não queremos dizer que ele deve sair em busca dos recursos que faltam pra se cobrir o buraco na conta da organização (embora isso também seja válido). Ele deve, ao menos, deixar a direção da organização ciente de que um déficit de recursos financeiros irá ocorrer o quanto antes e começar a pensar o que poderá ser feito para evitar a falta de recursos na data prevista caso um novo aporte financeiro não seja feito.
Como, com um bom orçamento de fluxo de caixa,se tem um prazo até o dia de o “buraco” acontecer, o gestor pode começar a negociar um maior prazo com um fornecedor ou