Fluxo de caixa; sistema de amortização; série de pagamento
CAMPUS VALE DO RIO TELES PIRES
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Profª.: Elizângela
Acadêmico: Rafael da Silva Costa
Diferente dos outros autores do existencialismo que dizia que a essência precede a existência. Sartre dizia que a existência precede a essência, pelo fato de ser ateu, ele não acreditava no fato de um ser ou alguma coisa superior criar o ser humano a partir do nada. Mas para explicar isso Sartre começa com as questões de existência e de essência, tentando explicar primeiro a essência, dizendo que essência é aquilo com que faz que uma determinada coisa seja o que é a sua real importância e necessidade, aquilo que o diferencia das demais coisas. Então para explicar sua teoria ele diz que primeiro o ser vem ao mundo depois ele eclode para a comunidade e ai depois descobre sua essência, o seu valor com humano, aquilo que o define como ser.
Em seguida ele nos vem com a questão, o que diferencia o homem das demais coisas? Sartre fala que somos diferentes por que somos livres, e também que somos capazes de olhar para nós mesmos e ter uma autorreflexão sobre que somos e assim nos pôr além de nós. E livre pelo fato de o ser, perceber “para-si”, que ele mesmo pode construir a sua existência, também descobre que não tem nenhum modelo ou essência de um ser superior para seguir uma ordem, Sartre diz que estamos condenados a ser livres, e sendo livres então somos responsáveis por nossos próprios atos, sendo assim não tendo a quem por nossas culpas, com este tipo de sentimos o ser humano sente uma angústia que nos faz sentirmos vazios e culpados.
Então tendo esta liberdade de atos e escolhas, o homem se encontra em uma angústia, pelo fato de ser o próprio responsável pelas suas ações. A partir disso para fugir dessa responsabilidade, muitas pessoas se integram a má-fé, esta má-fé na verdade é um meio de fingir fazer uma escolha, sendo que na verdade ele não está escolhendo, ela nada mais está aceitando os costumes e ritos impostos