Fluidos
A escolha do fluido hidráulico tem uma importância decisiva no bom funcionamento, duração, fiabilidade e rendimento de uma instalação hidráulica.Normalmente são usados óleos de base mineral designados por óleos hidráulicos. Além destes óleos mais comuns, usam-se também os chamados fluidos resistentes ao fogo, que por vezes impõem certas restrições à utilização de componentes e materiais.
Um fluido hidráulico tem a desempenhar múltiplas funções que podem ser assim discriminadas:
Transporte da potência hidráulica entre a bomba e o motor ou cilindro hidráulico. Lubrificação de peças móveis como por exemplo êmbolos, gavetas, chumaceiras, órgãos de comando, etc.
Protecção contra a corrosão das superfícies em contacto.
Remoção de agentes contaminantes, água, ar, etc.
Eliminação do calor gerado por atrito mecânico e viscoso.
Tipos de fluidos hidráulicos
Os tipos de fluidos hidráulicos são uma forma de líquido lubrificante usado em sistemas hidráulicos de transmissão de energia. As excelentes propriedades dos fluidos e óleos hidráulicos são alcançadas através de uma combinação de um óleo de base e de demais aditivos (aditivos antidesgaste, detergentes, antioxidantes, antiespuma, inibidores de corrosão,entre outros).
Fluido mineral hidráulico à base de petróleo:
Os óleos minerais são os fluidos de base de custos mais baixos. Esses suprimentos, essenciais para a manutenção de peças e componentes, possuem a maioria das características mais importantes que os óleos hidráulicos devem ter. As desvantagens do fluido mineral (à base de petróleo) são a sua baixa resistência ao fogo (ponto baixo), toxicidade e baixo grau de biodegradabilidade.
Fluidos hidráulicos sintéticos com base em éster de fosfato:
Os ésteres de fosfato são produzidos pela reação do ácido fosfórico com alcoóis aromáticos. Os fluidos hidráulicos de ésteres de fosfato possuem excelente resistência ao fogo, porém eles não são compatíveis