Fluido de perfuração
No desenvolvimento das atividades de exploração e produção de óleo e gás são gerados efluentes que, uma vez lançados no meio ambiente, possuem potencial para afetar a biota local. Dentre estes efluentes, destacam-se os fluidos e cascalhos de perfuração e a água de produção (VEIGA, 1998).
No projeto e na execução do poço tradicionalmente são considerados os fatores econômicos e os aspectos de segurança inerentes à operação, mas a variável ambiental vem se tornando cada vez mais importante, assumindo o poder de impor limites ou até mesmo de impedir a exploração petrolífera em áreas consideradas de grande sensibilidade.
A exploração de rochas que contêm hidrocarbonetos é feita através de vários métodos, diretos e indiretos. Os métodos indiretos, tais como as pesquisas geológicas e geofísicas, identificam as propriedades físicas e químicas das formações através de instrumentação de superfície. As pesquisas geológicas determinam a estratigrafia de sub- superfície para identificar as formações rochosas que são tipicamente associadas à presença de hidrocarbonetos.
Após a