fluidos de perfuração
Nilton Ribeiro Santos
Resumo
A presente compilação de fundamentos de fluidos Aquosos foi preparada para os alunos da 1a turma da UFRN, do curso básico de Fluidos de Perfuração, da cidade do Natal, RN.
Objetivos
Os fundamentos básicos dos Fluidos de Perfuração são ferramentas necessárias para compreensão do comportamento dos diferentes sistemas utilizados nas atividades de perfuração, completação, transporte e processamento de petróleo. No conjunto dessas atividades são operações rotineiras a formação e a desestabilização desses sistemas com proposições diversas.
O fluido de perfuração possui várias funções durante o processo de prospecção, dentre elas a responsabilidade de equilibrar as pressões das formações. O fluido dentro do poço produz uma pressão hidrostática que é função de seu peso especifico e da profundidade vertical do poço. A relação entre a pressão hidrostática do fluido de perfuração com a pressão dos fluidos contidos nos reservatórios, nos permite perfurar com diferentes cenários.
Esquema de Perfuração de um poço de petróleo
PERFURAÇÃO SOBRE-BALANCEADA (overbalanced drilling)
É a situação em que se perfura mantendo-se a pressão do poço (pressão hidrostática do fluido), superior a pressão dos fluidos da formação. Devido a segurança que este tipo de perfuração proporciona as operações, procura-se perfurar preferencialmente em overbalance.
PERFURAÇÃO BALANCEADA
É a situação em que se perfura mantendo-se a pressão do poço (pressão hidrostática do fluido), igual a pressão dos fluidos da formação.
PERFURAÇÃO SUB-BALANCEADA (UNDERBALANCED DRILLING)
É a situação em que se perfura mantendo-se a pressão do poço (pressão hidrostática do fluido), menor que a pressão dos fluidos da formação. Devido os riscos envolvidos, este tipo de perfuração só é levado a cabo em casos extremos e necessita de equipamentos especiais para sua execução.
TIPOS DE