Flow rack
O artesanato é fundamental para uma sociedade, pois representa os hábitos, as crenças e também pode significar uma fonte econômica de subsistência, ou desenvolvimento auto-sustentável de uma pequena comunidade.
É muito importante refletir sobre o tratamento da atividade de artesanato como um sistema de produção simples, que é fundamental para sustentabilidade de muitas famílias. Também substituir a ideia de que a atividade do artesanato como o resultado de um conhecimento intuitivo das comunidades e de seus artesãos, podem mudar para uma visão sistêmica que considere o processo de produção de cada peça criada, agregando valores de inovação aos produtos.
O comércio voltado para esta área se torna injusto devido á existência de uma grande assimetria econômica e cultural dentro da cadeia produtiva muitas vezes amadora do artesanato, necessitando de um apoio governamental para melhoria da situação geral do ramo.
2 SISTEMA DE PRODUÇÃO
O Sistema de Produção é um conjunto de entradas (inputs) e saídas (outputs), que transformam a matéria-prima e insumos associados aos demais recursos para gerar um resultado, o produto.
Logo, produção é a geração de produtos que podem variar desde ferramentas e maquinaria até a recreação ou informação, isto é, desde bens até serviços.
Toda empresa necessita de um sistema que organize, mensure e determine como serão feitas as tarefas, em que ordem, em que quantidade e como será a hierarquia das atividades assim como a das funções.
Harding (1981, p.24) afirma que: “o sistema de produção é um conjunto de partes inter-relacionadas, as quais quando ligadas atuam de acordo com padrões estabelecidos sobre inputs (entradas) no sentido de produzir outputs (saídas).”
3 METODOLOGIA
Este trabalho apresenta o conceito de artesanato aliado aos costumes e culturas da região Norte, especificamente, na cidade de Porto Velho – RO. Descreve etapas da cadeia produtiva de um produto de um artesão, do início