Doc 2 Mov Armazenagem
Para a realização do trabalho foram seguidas as seguintes etapas com suas respectivas metodologias: - Revisão bibliográfica: Pesquisa acerca do tema utilizando livros, publicações, artigos científicos, e revistas especializadas que serviram de referência e auxilio no desenvolvimento deste estudo. Nesta etapa inicial, comenta-se sobre globalização; logística e o valor agregado aos produtos/serviços através logística; prestadores de serviços logísticos; operadores logísticos; seleção, gerenciamento e avaliação destes operadores; centros de distribuição e as principais funções dos centros de distribuição.
2.6.2 Movimentação A movimentação interna dos produtos é o transporte de pequenas quantidades de produtos no armazém. Invariavelmente, a movimentação e o manuseio de materiais absorvem tempo, mão de obra e dinheiro. Assim, é preciso minimizar o manuseio dos materiais, a fim de não provocar movimentos desnecessários, além de aumentar o risco de dano ou perda do produto. A oportunidade de reduzir a intensidade da mão de obra e aumentar sua produtividade reside nas novas tecnologias de movimentação e manuseio de materiais que estão emergindo atualmente. (CALAZANS, 2001)
Segundo Moura (1998), o tipo de equipamento utilizado na movimentação de materiais afeta a eficiência e o custo de operação da empresa. Equipamentos utilizados no processo de movimentação: paletes, empilhadeiras, transpaleteiras, paleteiras etc.
2.6.3 Armazenagem A armazenagem é a guarda temporária de produtos para posterior distribuição. Os estoques são necessários para o equilíbrio entre a demanda e a oferta. No entanto, as empresas visam manter níveis de estoques baixos, pois estes geram custos elevados: custos de pedir – custos administrativos associados ao processo de aquisição das mercadorias; custos de manutenção referentes a instalações, mão-de-obra e equipamentos; custo de oportunidade – associado ao emprego do capital em estoque (HONG, 1999). A atividade de armazenagem