Floresta equatorial
CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
Planejamento de Paisagem
FLORESTA EQUATORIAL
Cascavel /2011
Introdução
A Floresta Equatorial é uma formação florestal, próximo a Linha do Equador, por isso, o nome Floresta Equatorial. Nesta vegetação, a umidade do ar é grande e à temperatura elevada, as árvores podem atingir os 60 metros de altura. Devido às condições ambientais favoráveis, as Florestas Equatoriais são os ecossistemas com maior diversidade vegetal e animal do planeta. Na floresta equatorial a maioria das espécies são árvores, lianas e epífitas (plantas que vivem sobre as outras plantas, apenas as utilizam como suporte). O solo é pobre em nutrientes, em consequência da grande camada orgânica de húmus (decomposição de folhas e animais). Um exemplo de Floresta Equatorial é a Floresta Amazônica.
Justificativa
As Florestas Equatoriais são extremamente importantes para a ecologia da Terra. Devido às condições ambientais favoráveis (muita umidade, temperaturas elevadas, disponibilidade de água, etc.) as florestas equatoriais são os ecossistemas com maior diversidade animal e vegetal do mundo. Os animais desse ambiente biogeográfico não são muito grandes devido à densidade da mata. Existe grande diversidade de espécies de mamíferos, répteis, aves, insetos, e peixes em seus grandes rios. As plantas geram grande parte do oxigênio imprescindível à vida. Estas plantas são também muito importantes para as pessoas de outra forma: muitas das espécies encontradas nas florestas equatoriais são utilizadas medicinalmente. Por isso é importante que haja a preservação desse bioma riquíssimo em biodiversidade animal e vegetal.
Floresta Equatorial
Dá-se o nome de Floresta Equatorial a uma série de formações florestais localizadas nas regiões equatoriais que compreendem a Floresta Amazônica, e as florestas do sudeste asiático e em algumas