flores
CURSO DE QUÍMICA
Ana Flavia
Gabriela Diogo
FLORES
Primeiro Trabalho feito segundo as normas de ABNT 2014
Jacareí
2014
Ana Flavia
Gabriela Diogo
FLORES
Primeiro Trabalho feito segundo as normas de ABNT 2014
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para a obtenção de nota no curso de Microsoft Word da
ETEC Cônego José Bento.
Orientadora: Rosana
Jacareí
2014
Sumário
INTRODUÇÃO
A intenção desse trabalho destina a pessoas que queiram saber de diversas flores e seus significados.
FLORES
Sempre que pensamos em flores, é comum nos lembramos delas em sua forma alegre e colorida; Contudo, esta característica é apresentada apenas por algumas variedades. Existem flores que permanecem pequenas e esverdeadas, como, por exemplo, as flores de gama.
Apesar de contribuírem com a beleza da natureza, principalmente durante a primavera, a existência das flores possui um único objetivo: Contribuir com a produção de sementes do vegetal. Desta forma, novas plantas são capazes de crescer.
Uma flor simples é formada por duas partes principais: Sépalas e pétalas. O papel das sépalas é proteger a flor quando ainda está em botão, ou no momento em que se fecha á noite. Já as pétalas coloridas têm a função de atrair as espécies necessárias de insetos para polinizar a flor, ou seja, trazer o pólen de outra flor da mesma espécie (polinização), colocando-a no estigma.
Os grãos do pólen são minúsculos e não podem ser vistos a olho nu. Para visualizá-los é necessário utilizar um microscópio, desta forma, é possível notar que estes podem ter diferentes formas.
Após chegar ao estigma, os grãos de pólen seguem através de tubos extremamente estreitos, seguindo do estilete ao ovário. Ates do desenvolvimento dos óvulos, no ovário, para a formação de sementes, e necessário que sejam tocados por um desses finos tubos, para que sejam fertilizados.
As flores geram seu pólen