florence nightingale e ana nery
RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA E PERSPECTIVAS ATUAIS
Maria Rita
Bertolozzi*
Rosângela Maria Greco*
B E R T O L O Z Z I , M a r i a R i t a ; G R E C O , R. M. A s p o l í t i c a s d e s a ú d e n o Brasil: r e c o n s t r u ç ã o h i s t ó r i c a e p e r s p e c t i v a s a t u a i s . R e v . E s c . E n f . U S P , v . 3 0 , n . 3 , p . 3 8 0 - 9 8 , d e z . 1996
A partir de revisão bibliográfica, as autoras discorrem sobre a questão das políticas públicas de saúde no Brasil, procedendo a uma re-leitura do processo.
Apontam para a importância da discussão sobre a questão nos cursos de graduação em Enfermagem.
UNITERMOS: Políticas de saúde. História da saúde no Brasil.
1 - A Título de Introdução
O p r e s e n t e artigo busca responder às necessidades que e m a n a m do cotidiano do ensino da temática sobre as políticas de saúde no Brasil, tendo por finalidade subsidiar o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem de alunos do curso de Enfermagem. Com isto se pretende que os estudantes tenham elementos p a r a compreender as articulações entre os processos econômicos, políticos e as práticas de saúde no país, a partir do conhecimento das raízes históricas das políticas de saúde que foram sendo implantadas ao longo da constituição do Estado brasileiro.
É fundamental ressaltar a importância desta temática para a Enfermagem, u m a vez que, enquanto prática social, tem como finalidade o monitoramente dos perfis epidemiológicos com vistas à sua transformação (QUEIROZ; SALUM, 1994 a, b, c). Assim, entende-se que a intervenção em enfermagem deve se dar, segundo
QUEIROZ; EGRY (1988), nas 3 dimensões da realidade: a estrutural, que corresponde ao aparato jurídico-político e ideológico, além da infra-estrutura econômica; a particular - que se refere aos processas relativos aos grupos sociais; a singular, que se relaciona à expressão bio-psíquica no corpo individual e social.
Desta forma, para que a