Flauta transversal
www.laudatoriomusical.blogspot.com
http://laudatoriomusical.blogspot.com/
Legenda *
Chave apertada pelos dedos – Chaves fechadas manualmente pelos dedos Chave não apertadas pelos dedos – Chaves abertas Chave fechadas mecanicamente por uma outra chave que apertamos com os dedos.
Notas naturais
(sem acidentes, sem sustenido e bemol)
Dó
Dó da primeira oitava (C4)
Dó da Segunda e Terceira oitava (C5/C6)
Obs.: O ‘Dó’ da segunda e terceira oitava tem o mesmo fechamento de chaves. O ‘Dó’ da terceira oitava é feito pelo fechamento da cavidade dos lábios por onde sobramos para que o ar adquira maior velocidade e conseqüentemente produzindo o ‘Dó’ da terceira oitava. Dó da Quarta oitava (C7)
2
http://laudatoriomusical.blogspot.com/
Ré
Ré da Primeira oitava (D4)
Ré da Segunda oitava (D5)
Ré da Terceira oitava (D6)
Mi
Mi da primeira oitava e Mi da segunda oitava (E4/5)
Obs.: O ‘Mi’ da primeira e segunda oitava tem o mesmo fechamento de chaves. O ‘Mi’ da segunda oitava é feito pelo fechamento da cavidade dos lábios por onde sobramos para que o ar adquira maior velocidade e conseqüentemente produzindo o ‘Mi’ da segunda oitava. Mi da Terceira oitava (E6)
Mi da Quarta oitava (E7)
3
http://laudatoriomusical.blogspot.com/
Fá
Fá da primeira e Fá da segunda oitava (F4/5)
Obs.: O ‘Fá’ da primeira e segunda oitava tem o mesmo fechamento de chaves. O ‘Fá’ da segunda oitava é feito pelo fechamento da cavidade dos lábios por onde sobramos para que o ar adquira maior velocidade e conseqüentemente produzindo o ‘Fá’ segunda oitava. Fá da Terceira oitava (F6)
Fá da Quarta oitava (F7)
Sol
Sol da primeira e Sol da segunda oitava (G4/5)
Obs.: O ‘Sol’ da primeira e segunda oitava tem o mesmo fechamento de chaves. O ‘Sol’ da segunda oitava é feito pelo fechamento da cavidade dos lábios por onde sobramos para que o ar adquira maior velocidade e conseqüentemente produzindo o ‘Sol’ da