Flamengo 2014
Introdução:
A cidade de Montreal, escolhida para sediar as Olimpíadas de 1976, foi marcada por uma imensa segurança, que foi feita por nada mais, nada menos que 16.000 soldados. E isso se deve ao fato do Atentado de Munique, em 1972, onde dois atletas israelenses foram mortos e outros nove foram sequestrados por um grupo terrorista palestino. No total, dezoite pessoas foram mortas, porém nada grave aconteceu durante os jogos de Montreal. (COB, 1976) Após a cerimônia de abertura, houve uma tentativa de boicote feita pelos países africanos, cerca de 29 países tentaram boicotar o evento. Mas alguns atletas das delegações de Camarões, Egito, Marrocos e Tunísia já haviam disputado algumas competições antes que o governo africano boicotasse o evento. (COB, 1976) Os canadenses quiseram manter a tradição de fazer algo diferenciado e mais grandioso que seus antecessores e com isso, construíram instalações imponentes, como as modernas estações de metrô e um aeroporto. Gastaram mais de um bilhão de dólares e quase faliram a prefeitura de Montreal. (COB, 1976)
Participação Brasileira
O Brasil repetiu seu desempenho em 1972, nos jogos realizados em Munique, conquistado duas medalhas de bronze. Levou 81 atletas para Montreal e apenas 7 eram mulheres. O Brasil participou de 13 modalidades nos jogos olímpicos de 76. (COB, 1976) Conforme a tradição mostra, o Salto Triplo novamente foi destaque do país, conquistamos a medalha de bronze com o atleta João do Pulo. O segundo bronze do Brasil foi conquistado na Vela, com a dupla Reinaldo Conrad e Peter Ficker na classe Flying Dutchman, e por apenas 0s4 não levaram a medalha de prata. (COB, 1976)
Destaques
João do Pulo: Chegou a Montreal como recordista mundial da prova com 17,89m saltados. Conquistou a medalha de bronze no Salto Triplo para o Brasil. (COB, 1976)
Reinaldo Conrad e Peter Ficker: Conquistaram o segundo bronze do Brasil na Vela.