Fitas clareadoras dentais realmente funcionam?
519 palavras
3 páginas
Que atire a primeira pedra quem nunca pensou em ter um sorriso lindo e bem branquinho, igual a das atrizes de TV e comercial de creme dental.Com os anos passando e a idade avançando, nossos dentes tendem a escurecer naturalmente, trazendo consigo a busca incessante pela estética onde muitas pessoas antes mesmo de buscarem uma avaliação e ajuda profissional, acabam simplesmente aderindo aos métodos que julgam mais fáceis, surgindo nesse ponto o papel relevante das fitas clareadoras, que estão sendo constantemente utilizadas pela população e vendidas de forma indiscriminada em supermercados, farmácias.
Com base no exposto, torna-se necessário fazermos duas perguntas:
Meus dentes vão ficar bem branquinhos se eu usar essas fitas clareadoras dentais?
Elas são realmente eficazes?
Como todos nós dentistas sabemos, o que dá cor aos nossos dentes é a dentina, sendo ela naturalmente meio amarelada, acompanhada do esmalte que se apresenta translúcido. Se deixarmos esse esmalte mais opaco, ele irá deixar de ter a cor da dentina e ficará mais claro. E qual o meio de se conseguir esse efeito? Fazendo aplicação de soluções ácidas. Conseguimos esse resultado através de uma substância que tenha o poder de permear na estrutura dentária, o Peróxido de Hidrogênio.
Bom, o problema é que seu uso pode causar danos ao paciente e dentre eles está a sensibilidade gerada pelo mau uso das fitas clareadoras. Elas possuem o peróxido de hidrogênio em sua composição, assim como também o material que é ultilizado por profissionais em consultórios odontológicos, porém o problema surge quando a utilização é realizada sem a presença de um profissional, tornando-se perigoso se não forem tomados cuidados necessários.
O peróxido de hidrogênio sendo utilizado indiscriminadamente, pode induzir ao câncer, não só na boca, mas em todas as mucosas, como garganta, estômago e intestino. É necessário proteger a gengiva e outras partes da boca no momento da utilização e principalmente