Fissão e Fusão Nuclear
Atualmente na Física moderna, alguns dos temas mais intrigantes e espetaculares são a fissão e fusão nuclear, são dois temas de grande importância para a humanidade, afinal onde estaríamos sem a fusão nuclear que ocorre no sol? São respostas que logo saberemos. A fissão nuclear ao contrário da fusão, é o ato da divisão do núcleo, ocorre a partir do choque do nêutron com o núcleo instável, o que leva a quebra do núcleo, um exemplo dessa reação é o urânio, que pode sofrer com essa reação, daí considerado radioativo. A fusão nuclear é a união de núcleos para dar origem a elementos químicos, um exemplo dessa reação é a que acontece no sol, o hidrogênio se funde dando origem a dois prótons correspondentes aos átomos de Hélio e esta reação libera grande quantidade de energia.
O efeito fotoelétrico é a emissão de elétrons por um material, geralmente metálico, quando exposto a uma radiação eletromagnética (como a luz ) de frequência suficientemente alta, que depende do material. Ele pode ser observado quando a luz incide numa placa de metal, literalmente arrancando elétrons da placa.
Fissão Nuclear
Fissão Nuclear é a ação que força a divisão de um átomo para formar outros dois mais leves, liberando energia e um nêutron livre. Para que isso ocorra, são necessárias condições de temperatura e pressão ambientes. Esse método é muito utilizado em usinas nucleares e também foi utilizado em bombas atômicas. Não é considerada uma alternativa segura de geração de energia, mas pode ser considerada uma maneira prática para países que não possuem outras alternativas de usinas.
Condições para ocorrer
A fissão ocorre na natureza a temperatura e pressão ambientes - como as minas de urânio do Gabão, que funcionaram como um reator natural de fissão há 2 bilhões de anos. Há teorias de que a fusão também possa ser realizada a frio, mas elas ainda são consideradas especulação.
Energia gerada
6 g de urânio, elemento mais usado na fissão, rendem 0,520 x1023 MeV,