Fisioterapia
Conceito e benefícios
É uma técnica de massagem indiana, feita pelos pais em seus bebês. Com esta técnica os pais irão aprender a conhecer e reconhecer as expressões corporais do seu bebê, promovendo um canal a mais de comunicação. E por proporcionar uma enorme interação e grande troca de afeto entre eles que a Shantala ganhou sua importância. Para a criança o toque traz a lembrança dos movimentos intra-uterinos. Ao ser tocada, ela vive novamente este prazer, sentindo-se segura e protegida, além disso, a carícia e o contato aumentam a imunidade. Os movimentos da massagem também proporcionam a formação da imagem corporal, onde ela descobrirá o seu tamanho, força, flexibilidade e o seu próprio corpo. Desenvolve a coordenação motora (atua sobre a musculatura e as articulações); alonga e promovem eliminação de tensões e bloqueios e conseqüentemente facilita um sono tranqüilo e profundo. Previne e alivia as cólicas intestinais, gases e prisão de ventre.
Antes de iniciar a massagem...
O ideal é que o ambiente seja fechado, aquecido e calmo, longe de interrupções. Pode ser usada música ambiente com volume baixo. A massagem é realizada com o bebê desnudo, sobre as pernas da mãe e/ou pai que estará sentado no chão com a coluna encostada na parede (usar almofada como apoio). Mantenha uma fralda próxima, pois a criança poderá fazer xixi. Deixe próximo um óleo, de preferência vegetal. A duração é de 15 a 20 minutos, dependendo da idade e da aceitação ao toque. Dicas importantes: Lave bem as mãos e retire acessórios como anel, pulseiras e relógio. Não realizar após a mamada (em média após 40 min.); não realizar se a criança estiver doente (febre, resfriada). Se o bebê apresentar resistência, pare e tente outra ocasião. É comum ele reclamar nas primeiras tentativas.
A técnica passo-a-passo
A massagem consiste em movimentos lentos, suaves compressões e alongamentos passivos por todo o corpo do bebê. Coloque a criança em suas pernas,