Fisioterapia
A educação postural não tem como objetivo limitar as atividades, mas ao contrário, permitir sua realização dentro de um espaço de segurança gestual. É papel do fisioterapeuta, auxiliar na prevenção de problemas posturais. O trabalho teve por finalidade trabalhar de forma educativa a postura de crianças pré-escolares de 3 a 4 anos, visando à prevenção de problemas posturais futuros. Teve uma abordagem descritiva, onde foi acompanhado crianças de 3 a 4 anos, que estudavam em uma escola Municipal de ensino infantil, em Santa Maria, RS. Na investigação do peso das mochilas verificou-se que todas estavam dentro do padrão de normalidade, que corresponde até 10% do peso corporal das crianças. Portanto para um bom resultado com crianças nesta faixa etária, é fundamental trabalhar de uma forma lúdica, para que as mesmas fixem a atenção no que está sendo trabalhado.
INTRODUÇÃO
A educação postural tem como finalidade possibilitar à pessoa ser capaz de proteger ativamente seus segmentos móveis de lesões dentro das condições de vida diária e profissional, seja no plano estático ou dinâmico. A educação postural não tem como objetivo limitar as atividades, mas ao contrário, permitir sua realização dentro de um espaço de segurança gestual (SIMON et al, 1988).
Para que programas preventivos tenham sucesso é necessário realizar um trabalho educacional que enfatize a postura corporal de crianças e adolescentes, considerando a biomecânica corporal e as influências que o meio ambiente exerce nas atitudes e hábitos desenvolvidos e adotados pelos indivíduos (BRACCIALI e VILARTA, 2000).
Para tentar diminuir a incidência de problemas posturais na idade adulta, é importante realizar um trabalho preventivo e educativo, inicialmente com crianças, o que certamente minimizará futuros problemas posturais.
Postura é o estado de equilíbrio dos músculos e ossos, para proteção das demais estruturas do corpo humano de traumatismos, seja na posição em pé, sentada ou deitada. Um bom