fisioterapia
1.1(...) A leitura de jornais e de livros apresenta estatísticas pífias (...)
Resp.
a) Jornais e revistas são muito lidos.
1.2 A leitura e a escrita são atividades cognitivas que promovem e facilitam o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de habilidades como a criatividade é o espírito crítico.
Resp.
b) A criatividade e o espírito crítico são exemplos de habilidades que podem ser desenvolvidas e aperfeiçoadas por meio da leitura e da escrita.
1.3 A democratização do acesso ao ensino superior no brasil, a partir da década de 80, trouxe vantagens sociais importantes, mas, naturalmente, não eiminou desigualdades.
Resp.
c) Embora tenha trazido ganhos sociais importantes, a democratização do aceso ao ensino superior no brasil, a partir de década de 80, não eliminou desigualdades.
2.Quais as razões apresentadas no texto para as dificuldades da leitura?
Resp.
Assim, o estudante, sem ter desenvolvido o hábito da leitura e da escrita, encontra dificuldades para cumprir as tarefas propostas e tem seu desempenho acadêmico comprometido.
3.Que relação o texto estabelece entre hábito de leitura e desempenho acadêmico de universitários?
Resp.
Várias pesquisas apontam as deficiências de compreensão e o escasso hábito de leitura entre universitários como responsáveis, em grande parte, pelo baixo desempenho acadêmicos desses alunos, já que a escolarização em nível universitário pressupõe uma considerável quantidade de trabalho intelectual, exigido principalmente em atividades de leitura, compreensão e expressão (por meio de apresentações orais ou textos escritos) de conteúdos complexos.
4.De acordo com o texto, quais são os benefícios proporcionados pelo desenvolvimento das habilidades da leitura e redação?
Resp.
O desenvolvimento das habilidades de leitura e redação proporciona ao indivíduo um aperfeiçoamento de sua “leitura de mundo”, de sua interpretação da