Fisioterapia
São sinais utilizados na prática diária para o auxílio do exame clínico, sendo importantes para composição de diagnósticos e prognósticos para elaboração no plano de tratamento, na avaliação efetiva das intervenções nos objetivos e resultados alcançados fisioterapêuticos. Visando identificar como o organismo esta vivo e seu funcionamento, como o próprio nome já diz é a relação a existência da vida.
O sangue é uma espécie de veículo para os substratos como nutrientes, água e oxigênio é importante verificar a condições como o sangue chega às células.
São sinais vitais: * Frequência cardíaca (FC) * Frequência respiratória (FR) * Temperatura (T) * Pressão arterial (PA)
Frequência cardíaca (FC)
É a verificação de quantas batidas por minuto o coração pulsa o sangue ou apenas a verificação do pulso, mas não se limita a vezes que o coração bombeia o sangue, mas também a regularidade do ritmo e á sua plenitude. O coração bombeia o sangue através de vasos de circuito fechado que são constituídos pelas artérias e veias. A rede sanguínea é dividida em circulação pequena e grande. A pequena circulação entre coração e os pulmões e grande é a ejeção do sangue para todo o restante do corpo.
Instrumentos
* Dedo médio e indicador do examinador * Estetoscópio * Relógio * Na UTI os equipamentos de monitoração cardíaca aferem e mostram a todo instante a FC
Unidade de medida * BPM Batimento por minuto
Técnica
* Assepsia das mãos e dos instrumentos * Colocar o paciente em posição confortável, sentado ou deitado,porém sempre com o braço apoiado * O examinado deve ser informado dos procedimentos * Ausculta e/ou palpação de uma artéria pela compressão da pele com dedo médio e indicador e indicador em extensão * O único dedo que não pode ser utilizado é o polegar, pois existe uma artéria digital palmar própria do polegar, pois os pulsos do examinador e examinado se confundem * Contar um minuto
Pulsos