Fisioterapia
“Garantir atenção integral à Saúde da população idosa, enfatizando o envelhecimento saudável e ativo e fortalecendo o protagonismo das pessoas idosas no Brasil.” Esse é o principal objetivo da Política de Atenção Integral à Saúde do Idoso, estabelecida pela Portaria nº 2.528, de 19 de outubro de 2006. Em 1992, foi realizada em Viena, uma conferência mundial da ONU, sobre o envelhecimento da qual participou o Brasil. Seu principal objetivo era discutir os problemas que a humanidade deveria enfrentar, em decorrência do crescimento populacional deste segmento da sociedade.
De acordo com a Carta de Viena, os países deveriam desenvolver uma política de atendimento ao idoso nas áreas econômica, social, de saúde e legal, de forma que as pessoas pudessem usufruir, no seio da própria família e, em sua comunidade, de uma vida plena, saudável, segura e satisfatória. A lei 8.842 de 04/01/94, regulamentada pelo decreto nº 1.948 de 03/07/96, dispõe sobre a Política Nacional do Idoso (PNI), que propiciou ações que visam assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.
A PNI foi elaborada em setembro de 1998, sendo um modelo de assistência para os profissionais que atuam neste setor- Geriatria e Gerontologia. Estabeleceram-se algumas diretrizes, entre elas:
» Promoção do envelhecimento