Fisiologia
Embora os sarcómeros se encontrem continuamente dispostos uns a seguir aos outros ao longo da miofibrilha, estão separados entre si pelo denominado disco Z, uma banda ou estria transversal de cor escura. Em suma, cada sarcómero encontra-se delimitado por dois discos Z.
Por outro lado, é possível detectar, no interior de cada sarcómero, uma estria central, igualmente de cor mais escura, denominada banda A, e duas estrias transversais de cor mais clara, dispostas ao longo das extremidades da banda A, designadas bandas I. Esta diferente tonalidade entre a banda A e as bandas I é provocada pela presença de filamentos formados por dois tipos de proteínas, a miosina e a actina, que se encontram longitudinalmente dispostas no interior de cada sarcómero.
Os filamentos de miosina e de actina estão intercalados entre si, ou seja, cada filamento espesso de miosina encontra-se rodeado por um ou mais filamentos finos de actina. Dado que a fibra muscular, quando se encontra em repouso (como, por exemplo, quando apenas se cruzam as últimas falanges dos dedos de ambas as mãos), tem tendência para se relaxar, a superfície de contacto entre ambos os tipos de filamentos é muito reduzida. Todavia, quando a fibra muscular e, consequentemente, as miofibrilhas recebem o oportuno estímulo nervoso, os filamentos finos deslizam de maneira mais profunda por entre os filamentos espessos, reduzindo a distância entre os discos Z que delimitam os sarcómeros. Nestes casos, estes estímulos nervosos provocam a diminuição dos sarcómeros, a redução do comprimento das miofibrilhas e a contracção da fibra muscular