Fisiologia
GLANDULAS ENDOCRINAS X EXOCRINAS
Endócrinas: produz hormônios que são secretados na corrente sanguínea para atingir órgãos alvos.
Exócrinas: (sudoríparas, sebáceas, lacrimais, salivares) excretam substâncias do sangue para fora do corpo através de ductos.
PRINCIPAIS FUNÇÕES
Sistema homeostático envolvido no controle e na regulação de diversos sistemas fisiológicos (cardiovascular, metabólico, etc.).
MENSAGEIROS QUÍMICOS
Neurotransmissores
Hormônios endócrinos
Hormônios neurodócrino
Parácrinos
Autócrinos
Citocinas
ESTRUTURA QUÍMICA DOS HORMÔNIOS
Proteinas e Polipetideos: incluindo hormônios secretados pela hipófise anterior e posterior, pâncreas e paratireoide, e outros.
Esteroides: secretados pelo córtex adrenal, ovários, testículos e placenta.
Derivados do aminoácido tirosina: secretado pela tireóide e medula adrenal.
MECANISMOS DE AÇÃO
Transporte de membranas: a insulina atua na atua na célula fazendo a penetração da glicose na célula, para isso ativa algumas proteínas da membrana chamada gluti4, responsável por captar a glicose e fazer o transporte de membrana e a glicose entra na célula.
Estimulação do DNA do núcleo: hormônio permeável à membrana, entrando na membrana e acopla o seu receptor dentro do citoplasma da célula, entra no núcleo, esses receptores vão estimular DNA e o RNA mensageiro, a síntese proteica e depois acontecer à resposta do hormônio.
Segundo mensageiros: hormônio para na membrana celular, chegando num receptor, chegando neste ele ativa a proteína G, ativando a proteína G ativa a proteína adenilato ciclase, ativando esta proteína gera um ciclo AMP, para o ciclo acontecer é necessário ATP, com a junção do AMP e do ATP, ativa a proteína cinase que esta inativa na célula tendo a resposta celular e hormonal.
GLÂNDULAS ENDÓCRINAS E HORMÔNIOS SECRETADOS
HIPÓFISE
Glândula mestre: dividida em adeno hipófise (anterior, 6) e neuro hipófise (posterior, 2).
HIPÓFISE ANTERIOR
1 GH: HORMONIO DO CRESCIMENTO
Age em todas as