Fisiologia
A placa motora é constituída de uma terminação nervosa acoplada a uma fibra muscular, no local da célula em que se situa a placa motora há uma pequena depressão na superfície celular e há pequenas pregas da membrana plasmática da fibra muscular. Cada fibra muscular estriada esquelética tem somente uma placa motora, geralmente situada no meio da fibra.
Unidade motora é composta por um único cartilaginoso neurônio motor alfa e todas as fibras musculares que ele inerva. Substâncias químicas especializadas são liberadas pelo neurônio (motor) em resposta a um impulso nervoso. Em seguida, essas substâncias químicas geram eventos no interior da célula muscular que resultam em contração ou encurtamento da célula muscular.
2) Explique como ocorre a fase de acoplamento excitação-contração, e a fase de relaxamento da contração muscular.
Excitação: O músculo esquelético é ativado por uma série de eventos altamente organizados que são coletivamente denominados acoplamento excitação-contração. Quando um impulso vindo de um nervo motor atinge a placa motora terminal ou junção neuromuscular, há a liberação de acetilcolina, tornando possível a transmissão do impulso neuronal através da fenda sináptica e também criando um potencial pós-sináptico excitatório na fibra muscular. O potencial pós-sináptico excitatório se dá em decorrência do aumento no potencial elétrico no neurônio pós-sináptico. Contração. Quando a concentração intracelular de cálcio aumenta, tem início o mecanismo molecular da contração, resultando na formação das pontes cruzadas. Deste modo, diferentes concentrações de cálcio resultam em graus variados de tensão muscular, ou seja, resultam na formação de número variado de pontes cruzadas. A hidrólise permite a liberação de energia e a mudança de angulação das pontes cruzadas, acarretando na sobreposição dos filamentos de actina aos de miosina e gerando a contração muscular.
Relaxamento. Quando há o cessamento dos