Fisiologia
As proteínas G constituem elementos importantes para a transferência de informação através das membranas celulares, por acoplarem receptores a efetores, como a adenilil ciclase e a fosfolipase C. Algumas cepas bacterianas desenvolveram toxinas capazes de modificar a atividade da subunidade das proteínas G como, por exemplo, a toxina colérica e a toxina pertussis.
a) Descreva o mecanismo de transdução de sinal dos receptores acoplados às proteínas Gs e Gq.
b) Diferencie a modificação provocada pelas toxinas colérica e pertussis sobre a atividade das proteínas G.
c) Relacione a alteração no mecanismo de transdução de sinal nas células epiteliais intestinais com a secreção intensa de cloreto e outros eletrólitos no líquido diarréico.
a)As proteínas G são complexos heterotriméricos compostos por 3 subunidades alfa, beta,gama . Na ausência de um ligante (hormônios, neurotrasnmissores), as proteínas G se encontram inativas, formando um complexo heterotrimérico, no qual o GDP se liga a subunidade alfa. Quando um ligante se acopla ao receptor , o receptor ativado interage com o complexo alfa, beta, gama e induz a alteração conformacional que promove a liberação do GDP e a ligação do GTP a subunidade alfa , o que estimula a dissociação da subunidade alfa do dímero beta- gama .
Quando o ligante se acopla ao receptor que interage com uma proteína G composta por subunidade α da classe α S (Proteína Gs), a adenilil-ciclase é a ativada, desse modo aumentando os íiveis de AMPc e como resultando ativando a proteinocinase A (PKA). A PKA inicia a fosforilação sucessiva de uma série de proteínas intracelulares (em seus resíduos serina e treonina) que produzem a resposta da célula hormonal. As proteínas Gs são denotadas proteínas G estimuladoras. Quando a subunidade α for do tipo αi, então a proteína inibirá a enzima adenilato-ciclase, designando-se por proteína Gi (inibitória).
Ligantes que ativam receptores acoplados a subunidades αq estimulam a