FISIOLOGIA
2-dupla camada lipídica com extremidades hidrofóbicas voltadas para o interior e as hidrofílicas voltadas para o exterior. Participam da composição proteínas (integrais ou esféricas) e glicídios ligados às proteínas (glicoproteínas) ou lipídios (glicolipídios).
*Dupla camada lipidica, na qual se movimentam moléculas protéicas
3- Permeabilidade seletiva é um processo fundamental para a manutenção de condições intracelulares adequadas para o funcionamento e, consequentemente, para a vida da célula. Atuando de maneira seletiva, determina quais são as substâncias que devem entrar e sair da célula.
4-
*Transporte passivo (sem gasto de energia)
Difusão simples: gases passam livremente pela membrana.
Difusão facilitada: precisa de um local específico para a passagem.(porta) ex: açucares (polímero), aminoácidos (monômero
Osmose: Passagem de água de um meio mais concentrado (hipertônica) para um menos concentrado (hipotônica)
*Transporte ativo (com gasto de energia)
Ocorrem do meio menos concentrado para o mais concentrado (contra o gradiente de concentração). Esse gradiente pode ser químico ou elétrico, como no transporte de íons. A energia para o transporte ativo vem da hidrólise do ATP.
5- Em virtude do gradiente de concentração e carga negativa do fluido extracelular, os íons entram na fibra através destes canais. A entrada de sódio despolariza a membrana, isto é, a face da membrana imersa no fluído extracelular das fibras se torna menos negativo em relação ao interior. Se esta despolarização, chamada potencial gerador, alcança o nível crítico, a membrana irá gerar um potencial de ação. O nível crítico de despolarização que deve ser atravessado a fim de desencadear um potencial de ação é chamado limiar. Os potenciais de ação são causados pela despolarização da membrana além do limiar.
6- Quando um estímulo chega a um receptor ou terminação