Fisiologia
1- Realizar uma resenha (INDIVIDUALMENTE) conforme o tema abaixo.
Explicar com suas palavras o motivo da sensação da dor do membro fantasma e relacionar com o córtex somatossensorial e somatomotor (a presença do homúnculo).
A dor do membro fantasma é uma das mais terríveis e fascinantes de todas as síndromes clínicas dolorosas, e é um dos exemplos mais relevantes de dor crônica. A maioria dos amputados menciona a percepção de um membro fantasma, quase imediatamente depois da amputação do membro. Ele é geralmente descrito como uma forma precisa do membro real desaparecido.
Pessoas que perderam algum membro de seu corpo sentem o membro fantasma. Trata-se de sensações de dor no local onde o membro perdido se encontrava. Tais sensações ocorrem porque o cérebro detecta estímulos sensoriais por meio de seus neurônios distribuídos por todo o organismo. Estes, por sua vez, provocam atividades elétricas contínuas determinando ao cérebro as partes do corpo. Dessa forma, mesmo perdendo algum membro do corpo, os neurônios continuam a transmitir tais atividades elétricas.
Alguns estudiosos afirmam que a síndrome do membro fantasma refere-se à dor neuropática, ou seja, dor sem causa aparente provocada pelo mau funcionamento do sistema nervoso. A dor sentida normalmente é intensa e tende a se intensificar com o decorrer do tempo.
Existem ainda outras situações em que a síndrome do membro fantasma se manifesta em indivíduos, como lesões no plexo braquial (conjunto de nervos que se originam na medula espinhal), tetraplegia, retirada da mama, apêndice fantasma entre outras.
A dor do membro amputado é uma sequela comum da amputação de um membro do corpo e, até os dias de hoje, a sua etiologia não está totalmente esclarecida. Embora o seu principal mecanismo de ação seja as alterações no
Sistema Nervoso Central (SNC) se admite que haja também influência dos mecanismos periféricos e psicológicos. O uso dos