Fisiologia
Introdução a fisiologia.
A fisiologia é responsável pela homeostase corpórea.
Organização: células, LEC - líquido extracelular, interstício (onde as células estão imersas) e LIC - líquido intracelular.
Obs: o que não é LIC é LEC.
O transporte do LEC é dado pelo sistema circulatório e tem importante papel na nutrição das células. O trajeto se dá a partir dos capilares sanguíneos, dos quais extravasa o plasma com seus respectivos nutrientes, para o interstício. A partir desse ponto a célula estará apta a receber o material vital para sua sobrevivência, por um processo conhecido como difusão.
SANGUE INTERSTÍCIO CÉLULA
A origem dos nutrientes do LEC se dá a partir do sistema respiratório, sistema digestório e sistema musculo esquelético, que é responsável por buscar o alimento.
Após o metabolismo celular, temos a remoção dos produtos finais deste metabolismo a partir do sistema excretor, rins e hematose alveolar.
Regulação de funções do organismo: sistema nervoso e sistema endócrino.
Regulação de funções da vida vegetativa: sistemas respiratório, digestório, excretor e circulatório.
Mecanismos de controle:
Concentração de O2 e CO2.
Sistema de controle da pressão arterial pelos barorreceptores.
Feedback negativo: reação pela qual o sistema responde de modo a reverter a direção da mudança. Dando a entender a manter estáveis as variáveis, permite a manutenção da homeostase. Por exemplo, quando a concentração corporal de dióxido de carbono aumenta, os pulmões são estimulados a aumentar a sua atividade e expelir mais dióxido de carbono. A termo regulação é outro exemplo de feedback negativo. Quando a temperatura corporal sobe, ou desce, receptores na pele e no hipotálamo sentem a alteração, desencadeia uma ordem no cérebro que dá início a uma reação no sentido de gerar ou libertar calor, conforme seja o caso.
Feedback positivo: a resposta amplifica a mudança da variável. Isto tem um efeito desestabilizador, que não contribui para a