Fisiologia
plasticidade do sistema nervoso, ou seja, a plasticidade neural que está presente em todas as etapas da ontogenia, inclusive na fase adulta e durante o envelhecimento.
O presente trabalho pretende indicar as relações entre os processos comportamentais e a plasticidade neural, caracterizando as abordagens no estudo experimental da plasticidade neural que evidenciam essas relações.
No estudo do comportamento, um dos princípios básicos afirma que as propriedades funcionais do comportamento são determinadas pelas relações, simples ou complexas, entre os estímulos e as respostas de um organismo (Skinner,
1981). São essas relações que definem as contingências de reforçamento que alteram a freqüência de classes de respostas.
Os objetivos primordiais da análise do comportamento relacionam-se com a identificação, a descrição e a programação de relações condicionais que estabelem e controlam a probabilidade de classes de comportamento.
O seu princípio básico é que o ambiente físico e social determina a atividade de células neurais, cuja função, por sua vez, determina o comportamento O ambiente fornece estímulos/informações que são captados por receptores sensoriais e convertidos em impulsos elétricos, que são analisados e utilizados pelo sistema nervoso central para o controle de