fisiologia
As primeiras células que migram através do endotélio para o tecido infectado são neutrófilos e posteriormente monócitos que, ativados nos tecidos, tornam-se macrófagos.
2. Descreva a cascata de eventos que ocorre nessa lesão.
Na lesão dos tecidos começa uma cascata de reações quimicas provocando o processo inflamatório. Uma das etapas da cascata envolve a produção de prostaglandinas, um grupo de compostos quimicos, alguns dos quais interruptor sobre a inflamação e outros ajudam a desligar. Um produto potente desta castata é uma substância chamada histamina. Este produto quimico irrita as terminações nervosas que causam a dor e prurido associados com a inflamação.
3.Explique os eventos vasculares que acontecem nesse local. Os eventos vasculares ocorrem na microcirculação. Em condições normais a microcirculação é formada por arteríolas (0,3 a 0,4 mm de diâmetro) que apresentam uma fina camada muscular. A arteríola ramifica-se em vasos menores (0,07 mm de diâmetro) os quais fazem a ligação entre os compartimentos arteriolar e venular da microcirculação. São os vasos capilares. Alguns desses capilares são precedidos de esfíncteres pré-capilares que regulam a densidade sangüínea de uma determinada área da microcirculação. Assim, em condições normais, existem capilares em repouso, por onde o sangue não circula. O rubor e o aumento de temperatura local que caracterizam as regiões de inflamação se devem a maior quantidade de sangue fluindo através dos vasos locais. O aumento do fluxo sangüíneo, por sua vez, se deve a uma fugaz vasoconstrição arterial, que logo é seguida por dilatação ativa e intensa das arteríolas, capilares e veias do local. Os esfíncteres pré-capilares se relaxam e, como conseqüência numerosos capilares, que estavam fechados, em repouso, se abrem aumentando significativamente o número de capilares funcionantes. O edema associado é resultado da exsudação dos vasos a partir das vênulas. Termicamente