Fisiologia
1) O que é um íon?
R: Íons são moléculas ou átomos que perderam ou ganharam elétrons num processo chamado de ionização.
2) Explique a diferença de concentração iônica entre os meios intracelular e extracelular:
R: O líquido extracelular (LEC) contém grande quantidade de íons, sódio, cloreto e bicarbonato, e outros nutrientes como o oxigênio, glicose, ácidos graxos e aminoácidos. Já no líquido intracelular (LIC) ele se diferencia pois contém grandes quantidades de íons, potássio, magnésio e fosfato, em lugar dos íons sódio e cloreto encontrados no líquido extracelular.
3) O que é o canal iônico dependente de voltagem?
R: É o agente necessário causador da despolarização e da repolarização da membrana neural durante o potencial de ação. O canal de potássio- dependente aumenta a velocidade de repolarização da membrana. Os dois canais atuam juntos como uma bomba de Sódio e Potássio e como canais de vazamento de Sódio e de Potássio.
4) Por que a condução saltatória é mais vantajosa para o neurônio?
R: Agiliza a movimentação do impulso, já que alguns axônios podem alcançar até um metro de comprimento, e com esse processo o corpo atinge mais rapidamente uma condução nervosa. É o que nos faz ter os reflexos.
5) Explique quais são as partes onde ocorrem as sinapses;
R: Divididas em duas partes: pré-sinápticas e pós-sinápticas.
Pré sináptica: São extremidades de fibrilas nervosas que se iniciam á partir de muitos neurônios; elas são excitatórias, e excitam os neurônios pós-sinápticos.
Pós-sináptica: É a abertura dos canais iônicos através da membrana celular, esse canal fica aberto por algum tempo em contraste com o fechamento rápido dos canais iônicos.
6) Qual a diferença entre sinapse elétrica e sinapse química:
Sinapse elétrica: Transfere sinais elétricos através de junções comunicantes.
Sinapse química: Utiliza neurotransmissores para levar a informação de uma célula a outra.
7) Explique o que ocorre na célula, quando se abrem